História

1898 - B#1º templo

1898, O Início

Alguns imigrantes alemães se instalaram na Rua do Parque, 418 em Porto Alegre. Alugaram quartos na casa Sr. Robert Kosik. Dentre os quais alguns tinham algo em comum além da nacionalidade e do sonho na nova terra, eram crentes no nosso Senhor Jesus Cristo.

Por intermédio do testemunho de um deles, o Sr. Kosik entregou-se a Cristo e tornou-se um instrumento nas mãos de Deus.

As reuniões começaram a ser realizadas em sua casa. Em seguida, iniciou-se a Escola Bíblica Dominical e novas pessoas se interessaram pelo evangelho.

O grupo estava crescendo e assim, em 27 de fevereiro de 1898, foi organizada a Deutsche Evangelische Baptistengemeinde (Comunidade Evangélica Batista Alemã), baseada na Confissão de Fé de Hamburgo. Evidentemente uma igreja de origem étnica tendo seu trabalhos exclusivamente na língua alemã até meados de 1962 quando iniciaram os trabalhos também em Português.

A igreja passou por diversos momentos difíceis, nesses mais de 100 anos de história. Por volta do ano de 1903 com a grande mortandade infantil em Porto Alegre a Conde se viu impelida a adquirir uma propriedade para enterrar suas crianças já que os cemitérios de outras igrejas resistiam a aceitar crentes batistas em seus cemitérios.

A enchente de 1941 devastou grande parte da cidade deixando mais de 25% da população desabrigada. A água chegou ao nível de 1,5m dentro do atual auditório da igreja. Em seguida a Segunda Guerra Mundial proibiu a pregação na língua alemã. Nessa época o pastor era bilíngue o que facilitou a continuidade dos trabalhos. Contudo a polícia secreta era assídua nas reuniões controlando a toda movimentação da igreja.

Embora desafios sempre fizessem parte da história, o Senhor dava a o crescimento. Por isso diante da carência de pastores já em 1905 inicia se um Instituto Bíblico na Conde com 6 alunos.

A partir do trabalho missionário da Conde, várias igrejas foram implantadas nas cidades de Nova Petrópolis, Santa Auta, Camaquã, Gravataí, Viamão, Gramado e Santa Rita (Paraguai). E nos bairros Vila Progresso (hoje Igreja Batista Passo D’Areia), Chácara das Pedras e Jardim Lindóia.

Ao longo dos anos, por motivos diversos, os nomes da Igreja foram sendo alterados. Relacionamos a seguir os nomes que a Igreja já possuiu:

a) Deutsche Evangelische Baptistengemeinde, traduzido literalmente por Comunidade Evangélica Batista Alemã. No entanto, o nome em português com o qual os fundadores chamavam a Igreja era Comunidade de Baptistas Evangélicos;

b) Congregação Protestante da Igreja Batista;1927 - Escola Dominical-Pr Pitrowski

c) Primeira Congregação Batista Alemã;

d) Primeira Comunidade de Batistas;

e) Primeira Igreja Batista em Porto Alegre, desde 1942.

 

 

116 anos de história