Estrutura de Liderança

Historicamente a estrutura de liderança da Conde contava com a diretoria, junta diaconal, um ancião e um pastor. Ao final da década de 70 percebeu-se a necessidade de mudanças na estrutura. Por influência de John Macarthur, a Conde reestruturou sua liderança em 1980.

À luz do ensino neotestamentário, concluiu-se que uma liderança espiritual colegiada seria mais indicada nessa nova fase da igreja. Criou-se então o Conselho de Anciãos (presbitério). Esses, juntamente com os pastores são os responsáveis pela direção espiritual da igreja e pelo pastoreio.

CONSELHO DE ANCIÃOS

Indicados pela igreja, avaliados pelo conselho e endossados pela Assembleia de Membros, esses homens são eleitos como aspirantes ao ancionato e após um período de até dois anos são eleitos pela assembleia em caráter definitivo. Assim, o Conselho de anciãos é formado pelo pastor coordenador e de seis a oito anciãos. Todos são cargos eletivos, inclusive o (s) pastor (s).

A presidência do conselho é exercida pelo pastor coordenador. Assim, o pastor coordenador simultaneamente preside o conselho, tem apenas um voto nas deliberações e se submete ao mesmo, caso haja um consenso noutra direção.

São prerrogativas do conselho o ensino, aconselhamento, supervisão, oração, disciplina, cuidado do Rebanho e decisões estratégicas.

DIRETORIA

A diretoria representativa é eleita a cada quatro anos com a finalidade de assessorar o conselho nas questões, representativas, contábeis, fiscais, jurídicas e patrimoniais representando a igreja para todos os fins exigidos pela legislação em vigor.

PASTORES

Os pastores são indicados pelo conselho, avalizados e convidados pela assembleia. Atualmente são quatro em tempo integral atuando na área de 1) coordenação geral, 2) famílias e auxiliar, 3) Jovens e Adolescentes, 4) Louvor e Adoração. A função da equipe pastoral tem haver com funções executivas junto aos ministérios. Obviamente inclui ensino, pastoreio e aconselhamento.

ASSEMBLEIA

Formada por todos os membros da igreja, constitui o órgão máximo a nível deliberativo e normativo. Ela é dirigida pelo presidente da diretoria, por razões legais. A pauta da assembleia é redigida pelo conselho e diretoria visando somar esforços e ações em sinergia com a visão da igreja.

organograma